waffles

quinta-feira, 14 de março de 2013

há uns três anos atrás, uma das prendas que ofereci à minha mãe pelo natal, foi uma máquina de fazer waffles, não que ela tivesse o hábito de comer waffles, ou que alguma vez me tivesse dito que gostava de ter uma máquina dessas...

não tinha o hábito nem nunca me falou do assunto, a prenda era mais para mim do que para ela, porque eu sim, adoro comer waffles e cada vez que ia à worten fazia questão de passar pelo corredor das ditas máquinas.

do natal até ao final de janeiro, passava a vida a fazer waffles, waffles com mel, waffles com nutella, waffles com gelado, com fruta, waffles às segundas-feiras, às quintas, aos domingos, waffles só para mim, waffles para a família, waffles para os amigos, waffles todos os dias...

chegou um dia em que guardei a máquina, e nunca mais a utilizei, até hoje, hoje lembrei-me dela, fui buscá-la ao armário, lá estava ela na prateleira mais alta à minha espera.

a receita essa, ainda a sabia de cor, é daquelas que ninguém esquece, por mais tempo que passe, não me lembro de onde a tirei, mas julgo ter sido no livrinho de instruções da máquina, na última página tinha algumas receitas... já não o tenho, mas a receita ficou gravada, não sei se na altura fiz algumas alterações à receita original ou se ela era mesmo assim...


ingredientes:

2 ovos - usei tamanho M
1 chávena de leite
2 chávenas de farinha
4 colheres de açúcar
1 colher de chá fermento - usei royal
1 colher de chá de sal - usei bonsalt
140g de manteiga - usei vaqueiro
essência de baunilha q.b
óleo fula q.b

gelado de baunilha q.b
banana q.b
topping morango/chocolate q.b.





comecei por fazer a massa, meti todos os ingredientes na batedeira, e bati até que ficasse tudo bem incorporado; desta vez não foi o caso, mas no caso da massa ficar muito mole, acrescente um pouco mais de farinha, mas nunca mais de meia chávena.




depois de feita a massa, liguei a máquina de waffles, enquanto aquecia, passei pela máquina um guardanapo embebido com um pouco de óleo fula, de maneira a que a massa não corresse o risco de ficar agarrada.







utilizei uma concha para me servir de medida, cada concha de massa, cada waffle, fui repetindo o processo até acabar a massa.






0 comentários:

Postar um comentário