hamburgers de grão de bico

domingo, 24 de fevereiro de 2013


não sou muito adepta de carne, aliás os poucos tipos de carne que consumo, resumem se praticamente a frango e a frango... por vários motivos, os quais não vou referir agora, mas troco com maior prazer um prato de carne, neste caso o frango por um prato onde só constem legumes e leguminosas sem problema algum.

é certo que a carne, nos faz falta, mas existem várias formas de a substituir, algumas delas bem mais saborosas e saudáveis... e como hoje me apetecia almoçar alguma coisa rápida e simples e onde a carne não fosse convidada, decidi fazer hamburgers de grão de bico com legumes. 

a receita a baixo rendeu-me cerca de 5 hamburgers, a quantidade varia conforme o tamanho que quiser dar aos seus hamburgers.

ingredientes:

1 lata de grão de bico já cozido de 410gr
8 colheres de sopa de pão ralado
5 colheres de flocos de aveia - triturei os um pouco na 1,2,3
1 colher de sopa de sementes de sésamo
2 ovos – usei tamanho L
1 cebola pequena
¼ pimento verde
½ pimento vermelho
1 e meia colher de chá de massa de alho
½ cenoura ralada
brócolos q.b
azeite e pimenta q.b
molho de soja q.b

















comecei por refogar ligeiramente a cebola, os pimentos com um fio de azeite, numa frigideira anti-aderente, de seguida acrescentei meia cenoura ralada, um bocadinho de brócolos meio picados e a colher e meia de chá de massa de alho, deixei refogar durante mais 2 a 3 minutos e reservei.




esmaguei o grão-de-bico cozido, já lavado e escorrido numa taça com a aveia, o pão ralado e as sementes de sésamo, adicionei o refogado da cebola com os condimentos que meti a gosto (a soja e a pimenta), ao grão.





bati os dois ovos com a ajuda de um garfo, adicionei os ao preparado anterior, 
e envolvi os de forma a que todo o preparado estivesse coberto pelo ovo, depois de tudo muito bem envolvido moldei o preparado em 5 hamburgers de tamanhos idênticos, levei a fritar com um fio de azeite, mas poderá também fazê-lo em óleo.




nota: não tenho por hábito utilizar sal, pois sou hipertensa, e julgo que a soja e a massa de alho dão o sabor suficiente aos hamburgers, de forma a que estes não fiquem muito insonsos, mas é ao gosto de cada um

7 comentários:

Anônimo disse...

Delicioso hummm

Anônimo disse...

Monica obrigada por partilhares as tuas receitas.
Tens a quem sair com estas coisas da cozinha. beijinhos


Unknown disse...

ehe muito obrigada, um beijinho

batwoman disse...

GOSTEI MINHA JOIA PARABÉNNNS CONTINUA ;-)

Unknown disse...

muito obrigada Ana Paula, um beijinho grande

Anônimo disse...

Hum hum parece muito bom,penso experimentar breve

Ana Rita Perdiz disse...

Eu também não sou muito adepta de carne, principalmente vermelha... aliás, cada vez como menos carne :-/
Hamburguers como de vez em quando e sempre de frango, mas esses estão com um aspecto m a r a v i l h o s o. Vou ter de experimentar :-)
Kiss, kiss

Postar um comentário