bolo de espinafres c/mouse de chocolate

sábado, 23 de fevereiro de 2013


espinafres é coisa que nunca me falta cá em casa, ainda por cima frescos e biológicos, considero os quase selvagens, o quase deve-se apenas ao facto de estarem dentro do meu quintal, caso contrário poderia mesmo chamá-los de selvagens, pois o único cuidado que temos com eles cá em casa é de os cortar para que não se apoderarem de todo o canteiro.

ouvi falar há uns dias de bolo de agriões, confesso que de inicio pensei que seria uma loucura fazê-lo, no entanto decidi pesquisar a receita aqui pela internet, até que encontrei uma receita de bolo de espinafres e pensei porque não? no final de contas tenho espinafres que nunca mais acabam...

posso dizer que foi um surpresa bastante agradável, a fonte de onde me inspirei foi: http://espacotelheiras.wordpress.com/2012/07/27/bolo-de-espinafres/, não segui a receita à risca e tomei a liberdade de lhe fazer umas pequenas alterações, o resultado não poderia ter sido melhor, a baixo deixo-vos a receita à minha maneira.


ingredientes:

3 ovos – usei tamanho L
2 chávenas de açúcar amarelo peneirado*
2 chávenas de farinha peneirada
170gr de folhas de espinafres frescas e já sem os talos
2 colheres de chá de essência de baunilha
2 colheres de chá de fermento
3 colheres de sopa de água
meia chávena de óleo
sal fino q.b


cobertura:

3 ovos – usei tamanho L
100gr de chocolate de culinária em barra
50gr de manteiga
4 colheres de sopa de açúcar

comecei por pré-aquecer o forno a 180ºC, untei de seguida um tabuleiro rectangular com cerca de 25x30cm com um pouco de manteiga, e depois forrado com papel vegetal.

triturei com a varinha mágica parte das folhas de espinafres, com uma colher de sopa de água e aos poucos fui adicionando as restantes folhas e as outras duas colheres de sopa de água, até estas ganharem a consistência de puré.

separei as gemas das claras, e com a batedeira bati na velocidade máxima as gemas com o açúcar, o óleo e as duas colheres de chá de essência de baunilha, até obter uma mistura homogénea.

numa taça à parte bati as claras com o sal em castelo, até ficarem bem firmes.

às gemas batidas juntei os espinafres reduzidos em puré, e a farinha peneirada com a ajuda da colher de pau, depois da mistura ter ficado bem incorporada, acrescentei as claras em castelo envolvendo suavemente (sem bater!) até a mistura ficar homogénea.


transferi a massa para o tabuleiro, previamente preparado, com a ajuda da colher de pau, levei ao forno até estar cozido (testei com o palito). retirei do forno, e com a ajuda do papel vegetal tirei da forma e deixei arrefecer.


para a cobertura utilizei uma receita simples de mousse de chocolate, bati as claras em castelo, bem firmes e reservei. derreti o chocolate com a manteiga no microondas, mexendo de vez enquanto para não queimar. bati as gemas uma a uma com o açúcar até se transformarem numa mistura esbranquiçada, a qual juntei o chocolate derretido com a manteiga, misturei bem e finalmente envolvi as claras em castelo neste preparado.

enquanto a mousse ficou no congelador durante meia hora, retirei o papel vegetal do bolo, e cortei em duas partes iguais, passada a meia hora, barrei o bolo com a mousse.






ainda houve quem se quisesse juntar à festa, apresento-vos a Lola, a minha pequenina pensou que ao roubar me folhinhas de espinafres me tivesse a ajudar.



*na fotografia a cima está açúcar branco mas optei pelo amarelo peneirado


3 comentários:

Vanda Rita disse...

Parabéns Mónica, já estou a adorar duma ponta à outra ;)
Adorei a escolha da primeira receita e da última foto...
Força <3

Ana C.Goulão disse...

O nosso bolo está neste momento no forno, e a mousse no frigorifico :) Esperemos que fique como o teu.

Continua, Beijinho

Ana e Michel

Unknown disse...

boa boa, de certeza que vai sair bem, depois contem-me como vos correu.

beijinhos

obrigada ehe

Postar um comentário