mousse de chocolate pantagruel

terça-feira, 12 de março de 2013

mousse de chocolate da pantagruel, é para mim a melhor receita de mousse de chocolate...

abaixo deixo-vos a receita, fiz uma única alteraçãozinha, em vez dos 6 ovos que a receita pede, utilizei 7.


ingredientes:

200g de chocolate pantagruel 
6 ovos - usei 7 ovos de tamanho M
6 colheres de sopa (rasas) de açúcar
1 colher de manteiga





comecei por derreter o chocolate; derreti no microondas, mas poderá fazê-lo em banho-maria no fogão.




com a ajuda da batedeira, bati muito bem o açúcar com a manteiga amolecida, de forma a deixar de transparecer o granulado do açúcar.

juntei em seguida, uma a uma as gemas, ao açúcar e à manteiga, sem parar de bater; bati até que se transformasse tudo no creme esbranquiçado.



depois de tudo bem batido, adicionei o chocolate já derretido e a uma temperatura ambiente a creme esbranquiçado, continuei a bater até que ficasse tudo bem incorporado.



bati as claras em castelo bem firme; e pouco a pouco fui envolvendo de forma suave as claras ao preparado anterior.




levei ao frigorífico antes de servir.


3 comentários:

Ana Rita Perdiz disse...

O meu mano mais velho dizia quando éramos pequenos que quando crescesse não queria casar nunca, queria viver comigo para eu lhe fazer mousse de chocolate todos os dias :-)
Eu fazia uma excelente mousse, mas nunca fui muito de doces (de os comer, gosto de os fazer).
Claro que não vive comigo, e a coitada da minha cunhada é que sofre, pois faz os doces dulcíssimos e ele ainda se queixa que falta açúcar... lol
Estou a gostar de ver.
A tia hoje está meio em baixo, mas prometo que amanhã venho ver as tuas receitas todas.
Beijinho grande

Unknown disse...

um beijinho grande tia, amanhã é outro dia, vais ver q as coisas vão correr melhor. :)

Anônimo disse...

Eu primeiro derreto a manteiga (ou margarina) juntamente com o chocolate no forno. Misturo depois bem o chocolate com a manteiga (ou margarina) , e adiciono o açúcar. Misturo tudo bem novamente. Depois adiciono as gemas dos ovos, um a um, a esta mistura, e misturo tudo muito bem. Provo e faço pequenas adições de açúcar e de manteiga (ou margarina), a gosto. Junto as claras que já bati previamente e misturo tudo muito bem. Provo e, se for necessário faço aqui também pequenas correcções de açúcar ou manteiga (ou margarina), a gosto. Misturo bem. Et voilá :).... fica muito macia... faço tudo à mão, sem batedeira.

Postar um comentário