frango c/ tomilho & alecrim

terça-feira, 12 de março de 2013

o jantar de ontem foi frango c/tomilho & alecrim no forno, a ideia surgiu-me durante a tarde, depois de ter visto um programa do gordon ramsay, não segui a receita, até porque não a apontei e tentei procurá-la aqui na internet, mas não a encontrei, mas o pouco que apanhei serviu-me de inspiração.


ingredientes:

1 frango
2 colheres de sopa de tomilho
2 colheres de sopa de alecrim
½ limão
manteiga vaqueiro q.b
sal e pimenta q.b
azeite q.b
3 fatias de bacon
5 tirinhas fininhas de pimento vermelho
½ malagueta s/ as sementinhas  
½ cebola pequena
1 lata pequena de feijão branco da compal




comecei pelo recheio do frango; numa frigideira anti-aderente com um fio de azeite refoguei a meia cebola, o pimento, a meia malagueta e o bacon partido aos bocadinhos, durante 2 a 3 minutos em lume baixo, juntei o feijão, temperei com sal e pimenta, deixei cozinhar mais uns minutos, reservei.





derreti um pouco de vaqueiro no microondas e juntei o tomilho e o alecrim; lavei o  frango e barrei-o com a mistura da manteiga.



depois de ter o frango todo coberto pela mistura da manteiga, recheei o frango com o feijão; cortei um limão e meti apenas metade dentro do frango.




untei um tabuleiro com um pouco de manteiga, levei o frango ao forno no tabuleiro com mais uns pequenos quadradinhos de manteiga, um pouco de água e um fio de azeite; levei o frango ao forno, fui regando o frango com o molho que se ia formando no tabuleiro.



desliguei o forno depois do frango já estar assado com a pele dourada, retirei-o do forno, deixei repousar e com a ajuda de uma colher tirei o limão e o recheio de feijão para uma tigela à parte; cortei o frango em pedaços e servi de seguida, acompanhei o frango com o feijão picante e puré de batata-doce.








1 comentários:

Ana P. disse...

Princesa, se ficou tão bom como o aspecto que tem... hummmm yummmmiiii ;-)
Vou experimentar no final de semana, até porque vou ter os miúdos cá em casa.
Beijinhos e continua

Postar um comentário