lemon curd

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

3 comentários

há uns dias atrás o meu namorado, veio passar o fim-de-semana a minha casa, trazendo com ele um saco enorme cheio de limões! e até hoje não sabia o que havia de fazer com tantos limões, pois são muitos mais do que aqueles que conseguimos gastar cá em casa.

existe um provérbio inglês que diz "when life gives you lemons, make lemonade", mas como o tempo não está propicio a limonadas, lembrei-me que poderia utilizá-los para a minha primeira experiência no mundo dos curd's.



seja de que sabor for, os curd's são ideais para rechear tartes, bolos e bolachas, ou até mesmo para comer em torradas e tostas, ou com iogurtes naturais, de forma a que os mais gulosos não se sintam tentados em juntar lhes açúcar, eu experimentei e gostei, dá um sabor muito agradável ao iogurte.

pesquisei um pouco pela internet e encontrei várias receitas, mas decidi guiar-me por uma pequena anotação que a minha mãe tinha num caderninho, não faço a menor ideia de onde a tirou, mas de qualquer forma, não a segui a risca, portanto deixo-vos a receita tal como a fiz.

ingredientes:

3 limões – os que utilizei eram enormes 
3 ovos – usei tamanho M
50gr de manteiga
250gr de açúcar amarelo
2 colheres de sopa de maizena peneirada



comecei por lavar muito bem os limões, raspa-los e espreme-los, meti uma panela ao lume com o sumo, a raspa, a manteiga e o açúcar, mexendo sempre até que se dissolvessem, sem deixar ferver, apaguei o lume e reservei.

entretanto numa tigela à parte, bati os ovos com a maizena peneirada, e adicionei os ao conteúdo da panela, ainda com o lume apagado, mexi rapidamente para que os ovos não cozessem.

levei novamente a panela ao lume, e mexi até que engrossasse, e para que ficasse mais aveludado passei o com a varinha mágica.



deitei o curd em dois pequenos frascos previamente esterilizados, e tapei de seguida, virei-os aos contrários até que ficassem frios de forma a criar vácuo.




depois de frios, guardei-os no frigorífico.



nota: rendeu me apenas para dois frasquinhos, tive medo que me corresse mal, mas para a próxima é só dobrar a receita.



wrap de frango

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

3 comentários
tinha ali na despensa uma embalagem de massa de wraps e já algum tempo que andava para a utilizar, mas pensei em guarda-la para um dia em que aqui em casa não houvesse tempo ou ideias para um almoço rápido.

bem e hoje foi o dia, andamos em limpezas no restaurante da minha mãe, que vai reabrir na altura da páscoa, e de tão entretidos que estávamos no restaurante que não demos pelo tempo passar... já passavam das duas horas da tarde, estávamos cheios de fome e sem nada feito para comer, mas em menos de nada tivemos o almoço rápido e bastante saboroso.

ingredientes:

500gr de peito de frango
massa de wrap de compra
1 pimento vermelho pequeno
1 cebola pequena
1 lima
folhas de alface
azeite
sementes de sésamo
sal e pimenta q.b
3 a 4 gotas de piri-piri
molho de whisky cocktail da calvé ou outro molho a gosto




comecei por temperar numa tigela o peito de frango cortado em tirinhas com sumo de lima, piri-piri, sal e pimenta, deixei a marinar cerca de 20 minutos.





enquanto o frango marinava, cortei o pimento vermelho e a cebola em tirinhas fininhas; numa frigideira refoguei com um fio de azeite e duas colheres de sopa de água, a cebola e o pimento já cortados, durante alguns minutos em lume baixinho.


na mesma frigideira, juntei as tirinhas de frango, e fritei-as até ficarem no ponto, sem ficarem cruas e sem queimar o pimento e a cebola.



depois de tudo pronto, foi só rechear a massa dos wraps com a alface, com os pimentos e a cebola, com as tiras de frango fritas, com algumas sementes de sésamo e para finalizar uma colher de chá de molho de whisky cocktail.

























nota: utilizei apenas 3 a 4 gotas de piri-piri, pois o que utilizei é muito forte, a minha mãe trouxe-o o ano passado do méxico, é só para os mais corajosos, o mexicanos não brincam ehe

a casinha - restaurante em sagres

1 comentários

falta pouco mais de um mês, para o grande projecto da minha mãe fazer três aninhos de existência, nasceu no dia 1 de Abril, e não foi mentira nenhuma ehe

a minha mãe e o meu padrasto decidiram fechar o restaurante para férias durante cerca de dois meses e pouco, depois de um trabalhoso e atribulado verão, foram férias merecidas, estavam a precisar.

mas com a primavera a chegar decidiram que estava na altura de voltar ao trabalho, ainda andamos em limpezas, mas não tarda o restaurante estará novamente aberto, pronto a receber quem nele quiser entrar para apreciar os petiscos maravilhosos da minha mãe.

deixo-vos com algumas fotografias que tiramos logo após o dia da abertura.







nota: estou ansiosa por dia 1 de Abril, vou fazer um bolinho para apagarmos a velas e comemorarmos, é uma data especial!

brownie de chocolate

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

4 comentários

além de não ser muito adepta de doces, chocolate não é coisa que coma com muita regularidade, mas cá em casa temos uma gulosa, uma adepta ferranha de chocolate, a minha mãe!

Ingredientes:

2 tabletes de chocolate de culinária - utilizei da pantagruel
100gr de manteiga
260gr de açúcar
140gr de farinha
3 ovos
1 colher de chá de essência de baunilha



em primeiro lugar comecei por pré-aquecer o forno, e a untar uma forma rectangular com cerca de 25x30cm, com manteiga e polvilhada com farinha.



bati os três ovos bem batidos com a essência de baunilha e reservei.

derreti uma tablete e meia de chocolate com cerca de 100gr de manteiga, pode ser em banho-maria ou no microondas. reservei a outra metade da tablete de chocolate.

depois de ter derretido o chocolate com a manteiga, mexi até que que ficassem numa mistura homogénea, juntei o açúcar ao chocolate e mexi muito bem, de seguida a farinha e voltei a mexer, depois de tudo muito bem incorporado, adicionei os ovos batidos com a essência de baunilha.

ficou uma massa bastante pesada; parti em bocadinhos a outra meia tablete de chocolate que me tinha sobrado de inicio, e adicionei os bocadinhos de chocolate à massa.




com a ajuda da colher de pau, deitei a massa na forma, de maneira a que massa ficasse bem distribuída  para que o brownie ficasse com a mesma altura em todos os lados.

demorou cerca de 40 minutos até que tivesse pronto.




sabe muito bem com o brownie uma bola de gelado, ou uma simples calda de chocolate quente para os mais gulosos, nós cá em casa ficamos pela bola de gelado com um bocadinho de topping de chocolate.


notada próxima vez que voltar a fazer, vou forrar a forma com papel vegetal, para que seja mais fácil retirar de dentro da forma o brownie.






crumble de courgette

domingo, 24 de fevereiro de 2013

1 comentários

conhecia o crumble como um prato doce de origem britânica, geralmente feito de compota de frutas picadas e cobertas com uma mistura de manteiga, farinha e açúcar, assado até que a cobertura ficasse crocante, muitas vezes servido com natas ou gelado, em forma de sobremesa.

vim a saber que os crumbles surgiram durante a segunda guerra mundial, devido à falta de ingredientes para as tortas tradicionais, que exigiam muita farinha e açúcar para a massa, tornou-se num prato popular devido à sua simplicidade.

há uns tempos atrás fiz crumble de courgette estava sem grandes ideias para acompanhar o meu jantar, e como já tinha visto várias receitas aqui pela internet, decidi que tinha chegado a hora... não fosse eu adorar courgettes.

as receitas que encontrei eram todas bastante idênticas, vou vos deixar a receita tal como eu a fiz.

ingredientes:

1 courgette grande
1 cebola pequena
manjericão q.b – utilizei seco da margão
azeite q.b
sal e pimenta q.b




cobertura:

100gr de farinha
2 fatias de pão da véspera
60gr de manteiga
30gr de queijo parmesão ralado




comecei por lavar as courgettes em água fria, cortei a cebola fininha e as courgettes em quartos.

refoguei a courgette e a cebola num fio de azeite, cerca de uns 5 a 6 minutos e temperei com um pouco de sal, pimenta e um pouco de manjericão, em lume baixinho.



desfiz o miolo das duas fatias de pão em migalhas bem pequeninas e reservei. juntei a farinha com a manteiga amolecida, amassei com as pontas dos dedos até formar uma espécie de areia, adicionei as migalhas do pão e o queijo parmesão ralado.

untei um pirex pequeno com um pouco de manteiga, e coloquei o preparado da courgette e da cebola no pirex, por cima cobri com o crumble.





levei ao forno pré-aquecido por cerca de 25 a 30 minutos, até que ganhasse cor.





foi o meu primeiro crumble, gostei muito do resultado final, depois disto já o voltei a fazer, é um óptimo acompanhamento, agora estou ansiosa por me estrear num crumble com frutas.

hamburgers de grão de bico

7 comentários

não sou muito adepta de carne, aliás os poucos tipos de carne que consumo, resumem se praticamente a frango e a frango... por vários motivos, os quais não vou referir agora, mas troco com maior prazer um prato de carne, neste caso o frango por um prato onde só constem legumes e leguminosas sem problema algum.

é certo que a carne, nos faz falta, mas existem várias formas de a substituir, algumas delas bem mais saborosas e saudáveis... e como hoje me apetecia almoçar alguma coisa rápida e simples e onde a carne não fosse convidada, decidi fazer hamburgers de grão de bico com legumes. 

a receita a baixo rendeu-me cerca de 5 hamburgers, a quantidade varia conforme o tamanho que quiser dar aos seus hamburgers.

ingredientes:

1 lata de grão de bico já cozido de 410gr
8 colheres de sopa de pão ralado
5 colheres de flocos de aveia - triturei os um pouco na 1,2,3
1 colher de sopa de sementes de sésamo
2 ovos – usei tamanho L
1 cebola pequena
¼ pimento verde
½ pimento vermelho
1 e meia colher de chá de massa de alho
½ cenoura ralada
brócolos q.b
azeite e pimenta q.b
molho de soja q.b

















comecei por refogar ligeiramente a cebola, os pimentos com um fio de azeite, numa frigideira anti-aderente, de seguida acrescentei meia cenoura ralada, um bocadinho de brócolos meio picados e a colher e meia de chá de massa de alho, deixei refogar durante mais 2 a 3 minutos e reservei.




esmaguei o grão-de-bico cozido, já lavado e escorrido numa taça com a aveia, o pão ralado e as sementes de sésamo, adicionei o refogado da cebola com os condimentos que meti a gosto (a soja e a pimenta), ao grão.





bati os dois ovos com a ajuda de um garfo, adicionei os ao preparado anterior, 
e envolvi os de forma a que todo o preparado estivesse coberto pelo ovo, depois de tudo muito bem envolvido moldei o preparado em 5 hamburgers de tamanhos idênticos, levei a fritar com um fio de azeite, mas poderá também fazê-lo em óleo.




nota: não tenho por hábito utilizar sal, pois sou hipertensa, e julgo que a soja e a massa de alho dão o sabor suficiente aos hamburgers, de forma a que estes não fiquem muito insonsos, mas é ao gosto de cada um